A ARTE DO LETTERING

Post atualizado em: 11/05/2022 10:33:20

O lettering é a arte de desenhar letras livremente. A técnica une formas de escrita com a ilustração propiciando soluções únicas de representar um texto. Uma de suas características é quebrar a forma de escrita do dia a dia.

Através de soluções inusitadas é possível se jogar... experimentar!

Este estilo artístico é muito empregado na elaboração de murais usando como suporte quadros negros. Este recurso pode ser visto frequentemente em restaurantes, padarias, mas também pode ser utilizado para decorar as paredes de casa, cartazes de eventos, títulos de matérias e trabalhos escolares. A técnica do lettering pode, inclusive, ser reproduzida no bordado.

É comum de confundir o lettering com caligrafia e tipografia. Note a diferença:

A caligrafia é definida como um estilo de escrita pessoal e é portadora da unicidade da escrita de cada indivíduo.

Já a tipografia é a família de letras, números e símbolos com características comuns feitos para uso diário, como por exemplo, a que temos no teclado do celular.

USO DE FONTES EXISTENTES E CRIAÇÃO DE FONTES

Este tipo de arte cresceu imensamente no mercado. Se pesquisarmos poderemos encontrar inúmeros exemplos de letras que podem servir de inspiração.

Com as doses de inspiração que encontrarmos na internet é possível, por exemplo, produzir um alfabeto único e escolher um tema para orientar a criação. Por que não criar um alfabeto onde as letras são formadas por ramos de plantas?  Ou com a temática do pet favorito!? As possiblidades são  infinitas!

O QUE FAZER PARA DAR VIDA A UM LETTERING!

Para dar vida a um lettering é possível sublinhar uma palavra chave do texto, adornar o corpo da letra com desenhos, criar efeitos de sombreamento e gerar volume. Além disso, pode-se fazer o uso dos banners, balões de conversa ou incluir desenhos para incrementar a produção.

Permita-se criar!!!

 

INSPIRAÇÃO

Para oferecer uma dose generosa de inspiração, apresentamos a artista Marina Viabone. Além da produção, a artista possui um canal no Youtube com conteúdo sobre a  arte do lettering, onde é possível fazer uma imersão nas áreas de trabalho com foco em criação!

Para estimular a criação partilhamos as palavras de Kurt Vonnegut Jr.

As artes não são uma maneira de ganhar a vida. Elas são uma maneira muito humana de tornar a vida mais suportável. Praticar uma arte, não importa quão bem ou mal seja, é uma maneira de fazer sua alma crescer”.

 

 

Voltar ao Blog