A cor na moda!

Post atualizado em: 28/05/2021 18:54:00

As cores exercem enorme influência sobre o emocional: por vezes o que nos traduz é uma cor alegre, vibrante... em outras circunstâncias o que nos representa são as cores sóbrias, discretas!
A compreensão da cor enquanto linguagem, suas relações e associações subjetivas e simbólicas é fundamental para a moda que usa todas as informações como uma ferramenta de comunicação visual! As marcas que se querem competitivas analisam detalhadamente os tons que pautam anualmente suas coleções.
No mundo da moda é o Instituto Pantone a empresa responsável por gerar as tendências em cores para definir, anualmente, a Cor do Ano. A escolha, não é feita senão antes de ser avaliada e estudada por pesquisadores de várias áreas como: marketing, jornalismo, artes gráficas, publicidade, design de produto, moda e interiores. A definição se pauta nas tendências internacionais em cores, observa as aspirações e desejos dos consumidores, antes mesmo que delas tomem consciência! O que nos aproxima do pensamento de Picasso: “Na realidade trabalha-se com poucas cores. O que dá a ilusão do seu número é serem postas no seu justo lugar”.
Diferente da maioria dos anos anteriores, para 2021, a Pantone definiu duas cores: o cinza - "Ultimate Gray”, um cinza claro e o amarelo - “Illuminating”, um tom de amarelo vibrante.
A escolha das cores para este ano partiu da ideia de alcançar o princípio do equilíbrio entre otimismo e força. “Prática e ao mesmo tempo sólida, essa combinação é acolhedora e otimista, nos trazendo resiliência e esperança. Precisamos nos sentir encorajados e animados, como elementos essenciais ao espírito humano”, observou Leatrie Eiseman, diretora executiva da empresa.
Muitos aspectos e circunstâncias são relevantes para a definição da cor do ano: um olhar sobre as cores que marcam a identidade de uma cidade, eventos esportivos ou estudos e análises socioeconômicas são fatores que podem determinar a escolha da cor Pantone. A partir deste olhar multifacetado a avaliação alcança uma análise inteligente sobre qual a cor do ano que irá representar o próximo ciclo.
Porque a Cor do Ano é tão importante!
A Cor do Ano auxilia a impulsionar as vendas e incrementar um negócio uma vez que orienta na escolha do consumidor. As cores exercem uma forte atração no cérebro podendo influenciar o comportamento de consumo e construir o desejo de aquisição.
Portanto é certo afirmar que a combinações das cores produzem impacto... despertando, sensações e sentimentos que estimulam o consumo... A cor coloca luz ao cotidiano, acrescenta esperança, alegria... traz encantamento e, se ao abrir o guarda roupa, te depares com o arco-íris... se entregue a magia!

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