A História do Tricô

Post atualizado em: 08/08/2022 13:20:56

Trama condutora das nossas roupas, o tricô é uma arte de muito apuro para entrelaçar fios. O resultado é surpreendente, charmoso, elaborado e agrega o toque artesanal que transforma qualquer peça em uma obra única. Razão pela qual esta técnica acompanha a civilização fazendo parte do nosso DNA.

 

Como tudo começou?

Sua origem é desconhecida, mas acredita-se que tenha surgido no Oriente Médio e, depois, viajado por rotas comerciais para outras regiões.

É possível que a técnica tenha nascido no Egito, onde o entrelaçamento era feito com a ajuda de ossos ou madeira. Os belgas levaram a técnica aos ingleses onde as mulheres a desenvolveram para produzir meias e cachecóis para protegessem seus maridos e filhos no inverno. Era usado fios de lã pura produzidas por elas.

Um par de meias egípcias feitas de fibra de algodão, datado entre os séculos XI e XIV, é o item mais antigo de tricô já encontrado. Foram descobertas no Egito, onde o clima seco permitiu que fossem preservadas. Estes fragmentos são bastante comuns e podem ser vistos em muitas exposições, como Museu Victoria e Albert, em Londres e no Instituto de Arte de Detroit, em Michigan.

 

 

Também do Egito antigo, através da obra Odisseia, nos chega o tricô, nesta situação como personagem histórico.

Na obra, escrita por Homero, Penélope, enquanto espera o marido Ulisses regressar da guerra de Tróia, passa o dia a tricotar uma peça que à noite é desfeita, adiando, com está estratégia a ordem do seu pai para escolher um novo pretendente.

 

Penélope e os pretendentes, de John William Waterhouse, criado em 1912, retrata a saga da personagem enquanto espera por seu amor.

 

A maioria destas peças resgatadas ao longo da história, foram encontradas em tumbas ou entre tesouros nas igrejas. Sem documentação escrita, não há maneira de afirmar se o tricô era amplamente difundido ou se apenas poucas pessoas com alta capacidade o faziam.

O ano de 1589, é um marco para o tricô, data da invenção da primeira máquina de tricotar, pelo inglês William Lee, trazendo um grande impulso para a técnica.

A história do tricô tem vários capítulos ricos e cheios de detalhes que tornam suas tramas ainda mais primorosas e interessantes. Com o tempo, as técnicas para organizar, colorir e tricotar foram aprimoradas e ganham cada vez mais espaço na vida das pessoas – na decoração, no vestuário e como manifestação artística.

 

Voltar ao Blog