A Psicologia das cores aplicada na moda!

Post atualizado em: 14/06/2021 17:38:10

O estudo feito pela psicologia das cores observa e identifica os padrões na maneira com que as cores são percebidas pelo cérebro. Embora cada pessoa tenha a sua própria percepção, este estudo aponta que os estímulos das cores podem apresentar semelhanças.

A cor é portadora de referências e significados. Está presente em rituais, corta as estações, desperta sentimentos e sensações!

Por exemplo, as tonalidades quentes: o vermelho, o laranja e o amarelo, uma vez que estão associadas ao sol, ao fogo e ao sangue, transmitem sensação de calor. São lidas como alegres e, devido à sua vibração, identificadas como estimulantes e dinâmicas. Os tons frios - azul, verde e roxo, são normalmente associados à tranquilidade, transmitindo seriedade, calma, pureza e sensação de frio.

A forma como uma pessoa se veste, seleciona seus acessórios e combina as peças, fala sobre ela, e o mesmo ocorre com a escolha das cores, mas, definitivamente, como anunciou Chanel “A melhor cor do mundo é a que fica bem em você”.

Vamos compreender como a cor se articula com a personalidade e que sensações e associações desperta!

  • Vermelho

O vermelho é uma cor que remete a sensações contraditórias. A cor simboliza o amor, a entrega e a paixão, mas também pode despertar sentimentos de fúria e agressividade.

Na moda, o vermelho enaltecido pelo cinema hollywoodiano, conquistou a associação com confiança, sensualidade, paixão e representação de personalidades intensas. O vermelho normalmente é responsável por peças expressivas.

  • Azul

O azul está associado ao espírito, à calma, à lealdade, fidelidade e sutileza. A cor ainda simboliza o ideal, o sonho e a ansiedade promovendo a saúde emocional.

Peças em azul estimulam a criatividade e sublimam a jovialidade. O tom de azul pode ser uma boa escolha em situações que é preciso despertar segurança ou em situações que a ideia é transmitir leveza.

  • Laranja

O laranja transmite mensagens muito positivas. É estimulante, caloroso, jovial e energético. Os tons claros remetem à extroversão e alegria, enquanto os tons mais escuros oferecem a ideia de conforto e estabilidade.

Despojado, o laranja tem o poder de dar um up no visual e é a cor ideal para um look casual.

  • Preto

O preto é cor do poder, da sobriedade, hombridade, transmite a sensação de elegância e sofisticação. O preto favorece a construção de uma atmosfera sóbria, elegante e também instigante, pois está associado ao mistério.

A cor preta, seja o tom intenso (puro) ou escuro (profundo), oferece a opção de combinação com as cores que possuem a mesma intensidade e profundidade, tais como: marinho, verde militar, marsala ou roxo.

  • Branco

O branco está associado ao frio e à limpeza, além de estar identificado com sinceridade e verdade.

Comunica humildade e pureza, transmite a imagem de confiabilidade podendo, portanto, ser usado para mostrar simplicidade, perfeccionismo e dignidade.

O branco agrega ao look elegância e traz um toque de modernidade às produções.

  • Verde

O verde é calmante – uma cor que harmoniza e equilibra. Representa as energias da natureza, da vida. É a cor da esperança e da perseverança está associado à sustentabilidade e ecologia. Também simboliza renovação, fertilidade, crescimento e saúde.

 Pode ser usado para transmitir a sensação de equilíbrio, segurança e confiança. Em excesso, no entanto, pode gerar o efeito contrário passando soberba e inveja.

  • Amarelo

O amarelo é uma cor que expressa leveza, descontração e otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria. O amarelo também transmite calor, ilumina, descontrai e carrega grande energia. Transmite otimismo e está associada ao verão e ao calor. O amarelo simboliza criatividade, ideias, conhecimento, alegria e juventude. Assim como o vermelho, é uma cor que chama atenção e desperta atitude.

A opção por um look na cor amarela é uma boa opção numa situação em que é necessário mostrar soluções criativas, para se sentir confiante ou então em momentos de diversão.

Mas é aconselhável evitar o amarelo em situações que exigem transmitir segurança, pois esta cor produz a sensação de uma pessoa volúvel, ou combiná-lo com cinza

  • Rosa

União do branco e do vermelho, o rosa simboliza o meio-termo entre a calmaria e a euforia. É frequentemente associado ao universo da fantasia, delicadeza, simpatia e romantismo.

Pode ser usado para mostrar doçura, compaixão e delicadeza. Também pode demonstrar empática e boas intenções – indicado para ser usando para ações sociais).

  • Roxo

O tom relaciona-se com as noções de mistério, poder, criatividade, intimidade e transformação. Costuma ser aplicado em contextos onde busca-se fugir do convencional.

O roxo exige cuidado no seu uso, principalmente no ambiente de trabalho, pois traz a associação com ego. O seu uso é indicado principalmente com acessórios dourados, se a intenção, neste caso, for comunicar luxo e riqueza. É também apropriado para mostrar sinceridade, respeito e receptivo a transformações.

  • Cinza

A aplicação do cinza representa solidez, modernidade, intelectualidade, inovação e tecnologia. É uma tonalidade neutra que, quando combinada com outras cores, tende a destacá-las.

Pode ser usado com todos os outros tons para a construção de um look, sendo apropriado quando é necessário demonstrar neutralidade frente a uma questão. Também traz sabedoria, conservadorismo e profissionalismo. Mas cuidado deve ser usado com equilíbrio, pois pode demonstrar ausência de energia e frieza.

  • Marrom

A cor está atrelada aos sentimentos de estabilidade, materialidade, segurança e aconchego. É uma nuance neutra, que também permite inúmeras combinações e costuma fazer parte de muitas paletas de cores da moda.

O marrom transmite disciplina e humildade e também está associado a um look de uma pessoa constante, responsável, obediente às regras e estável. Também sugere segurança e solidez.

 

O universo da cor é instigante, misterioso e mágico: pode nos prender à terra ou nos fazer tocar as nuvens... atroz escolha!!!!

Voltar ao Blog