BOLSA: PARA ALÉM DA PRATICIDADE

Post atualizado em: 24/08/2021 19:34:35

A bolsa de uma mulher é sua fonte secreta de poder. Há muitas coisas sinistras e perigosas nela sobre as quais não devemos saber. - Como Perder um Homem em 10 Dias.

A bolsa feminina, possui uma importância significativa para o cotidiano que vai além de sua praticidade. Sinônimo de versatilidade e empoderamento é um acessório para qualquer produção: um item que não se prende às peculiaridades das estações do ano e com uma trajetória que acompanhou a história da civilização.
O conceito de bolsa já aparece nas pinturas no interior de pirâmides evidenciando que seu uso tinha como propósito carregar objetos pessoais assemelhando-se a pequenos sacos de tecido amarrados pela cintura com um cordão. Não havendo ainda, neste período, indícios de diferenciação entre as bolsas. Já na Idade Média o acessório aparece com tamanhos diferentes, sendo a dos homens maiores e a das mulheres ornamentadas.
Com o advento da Idade Moderna, as bolsas femininas foram ganhando destaque e importância. Muitas sociedades europeias passaram a confeccionar o acessório junto com as saias e anáguas, na verdade, assemelhavam-se a grandes bolsos. No século XVIII, os modelos do tipo carteira, feitos em couro ou seda, gadanharam descasque sendo utilizados tanto por homens quanto por mulheres.
Apenas na Revolução Industrial a bolsa perdeu seu caráter funcional conquistando status de item de desejo. E quando as estratégias da moda entraram no cenário, a estética e o design ganharam relevância.


Bolsas de crochê e a moda
O trabalho artesanal aparece nos acessórios do dia a dia deixando-os mais ricos e personalizados. O crochê é uma das técnicas que está contribuindo para agregar beleza e diferenciar os acessórios oferecendo personalidade e o conceito de único e singular – peculiar a tudo que é feito à mão.
Atualmente as bolsas de crochê, através do jogo de texturas ganham tramas abertas... fechadas e saindo do tradicional e discreto tom cru conquistaram a ousadia das cores. Sem medidas e formatos - de sacola a carteira (clutch, necessaire ou bolsa de mão), com ou sem alça, elas palpitam no coração de quem valoriza o trabalho artesanal... e nele reconhece a identidade de quem a elaborou!
Para cada modelo um propósito... a bolsa sacola é o estilo para quem busca o despojado; na bolsa redonda a elegância e na bolsa colorida a experiência de oferecer luz aos dias imprimindo ao look atitude e ousadia. Outra proposta alinhada com a combinação de materiais é a bolsa de crochê com madeira: um detalhe rústico que agrega às peças sobriedade e rusticidade.
A queridinha de qualquer produção, não segue regras quando o assunto é estação! Dentro de uma bolsa cabe a vida agitada da mulher moderna!


Relevante para toda e qualquer situação, a bolsa excede o prático e o utilitário: traduz a personalidade, evidencia o estilo, fala dos gostos, aponta anseio e carrega as horas!
Dentro de uma bolsa pulsa ansiedades, expectativas... Se pudesse moraria dentro dela!! E você?!!

Nossa contribuição para o empoderamento feminino: bolsa marroquina!

Com o Barroco Maxcolor, faça 60 correntes. A seguir, faça mais 3 correntes para subir a próxima carreira e faça uma volta completa de 5 pontos altos na última corrente e retorne tecendo de forma espelhada um ponto alto em cada corrente de base; finalize com 5 pontos altos na última corrente e finalize a carreira com um ponto baixíssimo na terceira correntinha. Depois de tecer o fundo da bolsa, siga o gráfico do ponto marroquino por 35 cm. Faça mais 5 cm de ponto baixo com o Barroco Maxcolor. Teça as alças com carreiras de pontos baixos até completar 70 cm.
Obs.: O tassel é uma sugestão de ornamentação da peça

Artesão: Mateus Moraes

Artesão: Mateus Moraes

Voltar ao Blog