COR DO ANO 2022

Post atualizado em: 14/06/2022 12:44:53

“Na realidade trabalha-se com poucas cores. O que dá a ilusão do seu número é serem postas no seu justo lugar”. Picasso

 

A escolha da cor do ano já é uma tradição e motivo de expectativa. Sua definição é feita após o estudo realizado por pesquisadores de várias áreas como: marketing, jornalismo, artes gráficas, publicidade, design de produto, moda e interiores juntamente com os especialistas da Pantone.  

Pantone Color Institute é uma empresa americana reconhecida entre diversos profissionais da área gráfica, tal como ilustradores, designers e especialistas em comunicação visual das mais diversas naturezas, incluindo os decoradores. O sucesso da marca é tão grande, que seu nome se tornou sinônimo de paleta de cores, em especial, na referência de cor que dita as disposições ao longo de um ano.

Para 2022, os especialistas em cores da Pantone anunciaram que a Cor do Ano é o violeta Very Peri (PANTONE 17-3938).

 

Esse tom tem uma característica muito especial: pela primeira vez, uma cor foi desenvolvida do zero pelo Pantone Color Institute, exclusivamente para o anúncio.

Segundo os especialistas, isso reflete a necessidade do mercado como um todo para se adaptar às mudanças e ao momento único que estamos vivenciado – é uma forma de representar as transformações da sociedade e reunir o que as pessoas procuram: segurança, coragem e otimismo.

Vivenciamos um longo período de isolamento social devido à pandemia gerada pelo Covid-19, o que implicou em muitas mudanças nas relações familiares e profissionais. Além da necessidade de se reinventar e se adaptar, colocando em evidencia a criatividade.

Mais do que isso, a Very Peri também está relacionada com o escapismo digital, as fronteiras entre o físico e o virtual e a necessidade de renascimento, de reescrever nossas vidas e caminhos. 

A Very Peri (17-3938 TCX) é uma combinação de azul floral dinâmico, com um sub tom avermelhado vivificante. Essa cor reúne a constância e seriedade do azul com a energia do vermelho em um tom violeta perfeito. 

 

Voltar ao Blog