MANGÁS: QUAL SUA CURIOSIDADE!?

Post atualizado em: 31/08/2021 20:04:16

Histórias em quadrinhos, gibis e mangás estão presentes na nossa cultura há aproximadamente três décadas influenciando, aos poucos, o cinema e a televisão, atraindo, consequentemente, milhares de fãs pelo mundo todo. O colecionismo é uma prática muito popular de apoio ao criador, também incentiva a leitura além de deixar a sua estante ainda mais bonita. Há com certeza, particularidades que você desconhece, confira as 5 curiosidades sobre mangás.
O autor de mangás é chamado de mangaká. Eles em geral possuem o maior trabalho, pois precisam escrever a história, fazer rascunhos e desenhar tudo a mão. Embora possa parecer tranquilo, o problema é que todo esse trabalho tem um prazo para ser entregue. A maioria dos capítulos são lançados uma vez por semana, então o mangaká não tem descanso, sendo que as férias são raras. Alguns ainda são obrigados a se afastar do trabalho por motivo de doença, principalmente de pulso e coluna, e a obra acaba ficando paralisada até sua volta.
Mas o mangaká não trabalha sozinho, além do editor que ajuda no processo criativo e define as cenas que irão realmente para o mangá, também tem os assistentes que fazem a parte bruta, deixando as páginas serem finalizadas pelo autor.
A função de assistente é a porta de entrada para a maioria dos magakás, assim como Oda (One Piece) que foi assistente de Watsuki (Samurai X) e hoje é mais famoso que seu mestre.
Antes de serem encadernados e publicados no formato que estamos acostumados, os capítulos são lançados semanalmente ou mensalmente em revistas que juntam vários títulos. Cada revista possui uma faixa etária e temas específicos e dentre a mais famosa está a Shonen Jump que publica/publicou os capítulos de Naruto, Dragon Ball, One Piece e outros mangás famosos.
Além dos gêneros os mangás são classificados por demografia, normalmente relacionado ao gênero e faixa etária. Ex: Shonen (Shounen) adolescentes do sexo masculino; Shojo (Shoujo) adolescentes do sexo feminino; Josei mulheres adultas; Seinen homens adultos. Lembrando que a demografia não impede a leitura de todo tipo de obra, mas facilita na escolha e também é responsável por direcionar em qual revista os capítulos serão publicados.
Você sabia que há mangás brasileiros sendo publicados? Tools Challenge, Quack, Japow, Zucker e o mais recente Rei de Lata, são alguns dos trabalhos que chegaram nas bancas. Outra obra que vale a pena conferir é Helena a adaptação de Machado de Assis com o mesmo nome. E por falar em brasileiro, o autor de No Game No Life é nosso conterrâneo e embora viva no Japão e utilize o nome Yuu Kamiya, Thiago Furukawa Lucas nasceu em Uberaba, Minas Gerais, e se tornou o primeiro mangaká brasileiro a fazer grande sucesso no país do sol nascente.

.

Voltar ao Blog