PINTURA COM GIZ DE CERA

Post atualizado em: 21/03/2022 14:32:59

Pintar com giz de cera é uma brincadeira que fez parte da vida de muitas crianças! Que deve sempre ser estimulada por ser um incentivo para mergulhar no mundo das cores e da fantasia!

Para deixar as produções ainda mais coloridas selecionamos algumas técnicas de pintura com este material!

 

PINTURA EM RELEVO

É uma das técnicas mais versáteis de se fazer, além de ser muito fácil!

É possível usar diversos objetos que possuam uma superfície com relevo ou ranhuras, como por exemplo: folhas de árvore, papelões, rendas, moedas, superfícies de móveis. As possibilidades são infinitas! O objetivo desta técnica é que a textura do objeto fique gravada na folha de papel.

Para realizar a atividade, deve-se posicionar a folha sobre a textura escolhida e com um giz de cera, pintar sobre a folha do papel. E claro, pode misturar diferentes superfícies e criar um trabalho ainda mais diferenciado e original.

SOBRE FOLHA PRETA

Estamos sempre acostumados a desenhar e pintar em folhas brancas, porém, as mais escuras permitem resultados incríveis e surpreendentes!

Para que o desenho fique visível, é preciso utilizar cores claras, como o branco, verde claro, amarelo e aplicá-los na superfície de cor escura. Não há necessidade que a folha seja preta, pode ser usar uma superfície marrom, roxo, verde escuro...

GIZ BRANCO SOBRE LIXA

Esta técnica cria um efeito artístico diferente. Como a lixa é áspera, a cor do giz não será homogênea, ela criará manchas e uma textura interessante viabilizando a diversificação dos trabalhos.

CRIAÇÃO DE TEXTURA

Esta técnica também possibilita a criação de uma textura, mas não depende de um suporte que possui relevo. A ideia é pesquisar para descobrir um efeito texturizado na pintura através de movimentos circulares, retos na horizontal ou vertical, em zigue-zague ou misturar um pouco de todas as texturas possíveis.

 

COM RASPAS DE GIZ

Atenção: se está técnica for realizada por crianças e adolescentes indicamos que um adulto acompanhe a atividade.

 

Este jeito de pintar criará grandes manchas no desenho, quase como uma aquarela. Basta pegar um giz de cera da cor preferida e com um objeto pontudo raspar o bastão do giz, e depositar sobre a folha, e em seguida espalhar com os dedos ou um pedaço de lenço de papel.

 

O importante é sempre se entregar à atividade... fazer da descoberta uma diversão... lembrando que, segundo EinsteinCriatividade é a inteligência se divertindo.”

Divirta-se!!!

 

 

 

Voltar ao Blog