Técnicas artísticas com o lápis

Post atualizado em: 29/12/2021 16:56:54

Entendemos o desenho como algo feito com traços, realizado em algum tipo de suporte e expressando algo presente no mundo. O suporte mais comum para produzir algum desenho, o papel, começou a ser usado no século XIV.

Sendo assim, o desenho torna-se base de qualquer produção artística, geralmente usado para esboços antes da obra final ser apresentada, ganhando a partir do séc. XVIII autonomia, passando a ser usado para além dos estudos preliminares.

Desenhar é complexo, existindo muitas técnicas que contribuem para melhorar e inovar os resultados.

SOMBREAMENTO

O sombreamento confere volume ao desenho e, dependendo do que é essencial destacar, possibilita misturar diferentes tipos de técnicas. Sendo possível aplicar duas formas de sombras.

SOMBREAMENTO SUAVE

Este tipo de sombreamento tem como característica o uso da intensidade fraca do grafite, e para alcançar tal resultado, deve-se trabalhar levemente, ou seja, com pouca pressão, para não marcar o papel.

Deusa Flora, feito pelo artista norte-americano Timothy Von Rueden, seu nome artístico é Vonnart.

Confira o instagram do artista: @Vonnart

 

SOMBREAMENTO TEXTURIZADO

Nesta técnica o que confere volume à imagem são as hachuras (linhas que se cruzam, se sobrepõem, algumas mais intensas ou outras suaves), ou seja, o que o artista explorar para  representar o volume.

Desenho feito pelo artista brasileiro Susano Correa

Confira o instagram do artista: @Susanocorrea

 

PONTILHISMO

O pontilhismo consiste basicamente em fazer pontinhos! Os pontos podem ficar levemente separados um do outro, quando o objeto representar alguma área de mais luminosidade, ou juntos quando a necessidade for identificar uma área de sombra.

Desenho feito por Eduarda Sbeghen

Confira o instagram da artista: @eduarda_sbeghen.arts

 

CONTRASTE

Outra possibilidade para trabalhar com o lápis grafite é através da criação do contraste.

No exemplo abaixo, as áreas mais brancas do desenho são a folha em si, ou com um sombreamento leve, que combinado com a intensidade do material escuro e com várias camadas de sobreposição, cria um efeito contrastante entre branco e preto. Esta técnica também confere dramaticidade ao desenho.

Desenho feito por Eduarda Sbeghen

Confira o instagram da artista: @eduarda_sbeghen.arts

 

SFUMATO

Este efeito com o lápis grafite pode ser obtido com o uso de hachuras sobre o papel, dentro do contorno do desenho (ou não) com o uso deum lenço de papel, algodão ou até mesmo papel higiênico, passado por cima dos traçados. O resultado será um desenho esfumado.

Para obter-se um esfumado mais escuro, é necessário sobrepor camadas e utilizar um lápis mais intenso, como por exemplo, o 6B. No entanto, se o objetivo do esfumado é ser claro, é preciso fazer traços leves sendo indicado os lápis HB, ou 2H.

Desenho feito por René Grgic-Dakovic

Confira o instagram do artista: @renevonessek

 

O QUE FAZER PARA NÃO BORRAR?

O lápis grafite nos dá diversas possibilidades de trabalho, porém, o material borra e suja com facilidade. Para evitar esta situação é possível usar uma folha de papel entre a mão e o desenho.

 

SPRAY CAPILAR!

O grafite é um material esfarelento e produz sujeira, como foi comentado, e com o tempo é normal soltar um pó manchando o desenho. Para que isto não aconteça, o spray capilar é uma ótima solução, ele fixará todo o material sobre a folha, mantendo a intensidade original do grafite.

 

QUAL TIPO DE BORRACHA USAR?

Tratando-se de desenho com o lápis grafite, o ideal é usar uma borracha resistente, macia, que não esfarele tanto.

 

QUAL TIPO DE FOLHA USAR?

O tipo que é recomendado para este material é a folha que tenha uma gramatura a partir de 140 g/m2.

 

Além de técnica é importante inspiração! A nossa vem das palavras estimulantes de Picasso:

Não devemos ter medo de inventar seja o que for. Tudo o que existe em nós existe também na natureza, pois fazemos parte dela.

Voltar ao Blog