TÉCNICAS COM TINTA GUACHE

Post atualizado em: 23/04/2022 18:42:52

''A pintura é poesia sem palavras.''Voltaire

Com certeza, muitos já usaram a tinta guache nos trabalhos escolares. A tinta guache é feita a base de água, semelhante à aquarela, porém com um resultado mais opaco, contudo, sem diminuir a versatilidade na criação de pinturas coloridas e luminosas.

 

MATERIAIS NECESSÁRIOS

Para produzir resultados satisfatórios com a tinta guache, é necessário reunir alguns materiais: é indicado sempre ter um lápis e borracha à mão para realizar os esboços que serão pintados.

As caixas de tinta normalmente possuem cinco cores: as três primárias, o preto e o branco.

Quanto aos pincéis, vai depender da necessidade e característica da pintura. É útil um pincel plano para criar transições de cor com guache e um pincel com forma de língua de gato para os acabamentos da pintura. Para diluir a tinta com água a fim de deixá-la com tons mais suaves e transparentes, escolha pincéis com cerdas macias.

 

 Pincel plano               

Pincel língua de gato

 

Para estimular a criatividade, ainda é possível utilizar utensílios como uma espátula, para propor diferentes efeitos sobre a superfície pintada. Também, para tornar a pintura mais divertida, é possível aplicar a tinta guache com as mãos, criando formas e até textura das impressões digitais.

 

Para pintar com este material, o papel que será usado deve ter uma gramatura maior, de 180g, por exemplo, assim evita-se o risco de furar e enrugar a folha.

A tinta guache também pode ser usada sobre outras superfícies como a tela. O tecido que está presente nas telas é grosso suportando as camadas de tinta e água.

 

TÉCNICAS

 

DO ESCURO PARA O CLARO

Geralmente se começa uma pintura através dos tons mais claros para os mais escuros. Com este material é indicado inverter o processo: utilizar tintas mais escuras nas áreas onde há mais tons fechados, assim para aplicar cores mais abertas (claras) se torna muito mais fácil.

 

MISTURA DE CORES

Para ampliar a gama de cores, pode-se realizar diversas misturas. Para os tons mais claros basta apenas adicionar o branco e para os tons escuros, adicionar o preto, que neste caso deve ser usado com muita atenção.

A cor preta também pode mudar a tonalidade de algumas tintas e transformá-las em outra cor, como por exemplo: o preto com vermelho é transformado em marrom, e os amarelos ficam com tons esverdeados.

 

TÉCNICA MISTA

É possível variar técnicas em uma mesma superfície, como por exemplo: por que não pôr detalhes em lápis de cor depois que a pintura estiver seca? Assim como utilizar giz de cera, canetinhas, lápis grafite,... não há limites para a criatividade.

O desenho feito por Hinton Oliveira é um exemplo de técnica mista. O artista utilizou guache, nanquim e lápis de cor.  Para conhecer mais trabalhos do artista, segue o link do seu perfil no site Inspirarte: https://inspirarte.art.br/artista/Hinton/perfil

 

CORREÇÕES DE ERROS

Em situações que ocorrer um erro grave que for impossível de corrigir aplicando tinta por cima, mantenha a calma! Uma solução é raspar um pouco do pigmento quando a tinta secar ou, com a camada de guache molhada, usar uma esponja para absorver a tinta.

 

SOLUÇÕES ARTÍSTICAS

Além dos meios tradicionais de usar o material, é possível aventurar-se através de diferentes modos.

 

COM ELASTÍCO

O uso do elástico possibilita um efeito com respingos, basta cobrir um elástico comum com a cor que preferir, em seguida usar uma caixa de sapato e posicionar o papel ou tela dentro, para concluir é só esticar e soltar o elástico.

 

COM OBJETOS E FOLHAS

Objetos como pregos, legos, plástico bolha, forminhas de cupcake e folhas auxiliam na inovação. Ao passar a tinta sobre a superfície do item escolhido será possível criar texturas diferentes para complementar a pintura.

 

COM BORIFADOR

Borrifar água na tinta ainda molhada cria efeitos derretidos na tela. É uma atividade divertida para o verão com as crianças.

 

COM BEXIGA

Para criar uma textura diferente, até mesmo abstrata, basta encher uma bexiga com água e passar sobre ela um pouco de tinta e carimbar no papel.

 

 

Divirta-se... Entregue-se à fantasia e descubra as possibilidades da tinta guache. A criatividade não tem limites!!!

 

 

 

Voltar ao Blog