VOLTA ÀS AULAS COM ORGANIZAÇÃO

Post atualizado em: 10/02/2022 11:21:24

A volta às aulas gera sempre muita expectativa. É momento de inaugurar os novos materiais rever os amigos e os professores. Além do entusiasmo, sentimentos como o nervosismo e ansiedade fazem parte deste momento.

Dentre as atitudes para diminuir os desafios do semestre, a organização é imprescindível e pode, além de gerar tranquilidade, contribuir para auxiliar no foco e produtividade. Para contribuir com o retorno às aulas separamos algumas dicas para que os pais e familiares possam se nortear e auxiliar no desempenho do ano letivo de 2022.

Dicas para manter a organização na volta às aulas!

 

  1. Retomar a rotina do sono

Para manter um bom desempenho, concentração e absorção do conteúdo, é preciso estar bem descansado. Com o retorno das aulas, a princípio, os horários ficam confusos, afinal com a volta das férias os horários ainda estão indefinidos.

Para garantir um bom sono, com a quantidade de horas de repouso necessárias, os pais ou responsáveis devem estabelecer um horário para dormir e observar que seja cumprido.

 

  1. Checklist

Fazer junto com o estudante um checklist – é um exercício que contribui para a compreensão da necessidade de organização. Através de uma lista é aconselhável colocar tudo o que já foi comprado cuidando para, nesta lista, definir o local onde o material escolar deverá permanecer. Além de checar os preparativos para o retorno às aulas, ajudará estabelecer prioridades e identificar necessidades e, se faltar algo, providenciar a compra.

 

  1. Organização dos materiais

Independente da escolha: caderno, pasta ou fichário, é interessante estimular a separação dos cadernos ou a seção para cada matéria do semestre. Além destes, organizar as borrachas, canetas, lápis, marcadores e todo o restante de materiais que forem necessários para utilizar durante as aulas. E claro, para tornar ainda mais tranquilo o primeiro dia de aula, oriente e acompanhe a organização garantindo tudo esteja disponível para o primeiro dia de aula.

  1. estimule o uso de agenda ou planner

Contar com a memória é arriscado, por essa razão aponde a importância do uso de agenda ou planner para anotar o planejamento diário, semanal ou até mesmo mensal. Este recurso ajuda a manter uma rotina e evita o esquecimento de tarefas ou compromissos.

Indique que o uso de agendas e planners além de planejar a semana, pode ser usado para apontar os dias em que haverá apresentações, entregas de trabalhos, provas, saídas da escola, temas de casa e feriados.

  1. Estabeleça metas

A realização pessoal ao identificar todas as tarefas do dia cumpridas é gratificante! Por essa razão, estabelecer metas intensifica este sentimento prazeroso! Porém não é apropriado estabelecer propostas irreais e mirabolantes, oriente para que sejam estipuladas metas que possam ser alcançadas.

Dentre as metas para cumprir durante o ano, pais, familiares ou responsáveis podem definir finalidades como: ler um livro, revisar o conteúdo após a aula, organizar os dias e materiais necessários durante a semana ou estabelecer um horário diário de estudo!

  1. Não esqueça os itens essenciais

Como ainda estamos em período de pandemia, é importante lembrar que deve ser parte do material da escola um pequeno kit: álcool em gel, uma máscara reserva e um saquinho para descartar as máscaras usadas. Este é um momento para focar na importância da empatia e mostrar a obrigação do autocuidado e da responsabilidade com a saúde do outro.

  1. Hidratação

Essa dica é clássica, mas é válido reforçar. Sempre promova o estímulo para que o estudante leve consigo uma garrafa d’água pois, durante os estudos, tomar água ajuda a manter a mente em função.

  1. Propiciar lazer

Sabemos que com os compromissos da escola, exigem o tempo para realizar muitas atividades. Mesmo que o foco seja o estudo, é importante estabelecer uma rotina de lazer!

  1. Evitar a procrastinação

É comum quando temos algum tempo livre e alguma atividade a fazer, preferir aproveitar as folguinhas. Isso é chamado de procrastinar. Geralmente tomamos essa decisão quando estamos cansados e é grande a tentação de deixarmos alguma atividade para a última hora, ainda mais com tantas distrações e tentações.

É comum que a procrastinação gere posteriormente a necessidade da pressa para dar conta do que não foi realizado. Esse desespero afeta o resultado final das atividades. Para evitar a procrastinação, proponha mudanças.

 

Quando houver atividades a serem feitas, ofereça ajuda para a organização do tempo e ressalte a sensação de satisfação quando finalizamos uma tarefa!

 

Oriente, acompanhe os estudos, além de contribuir com o crescimento e estimular a responsabilidade do estudante, a atenção e o carinho contribuirão para colher ótimos resultados durante o ano letivo.

 

 

 

 

Voltar ao Blog